Gerar o Arquivo Sintegra – Sistema Control

Nesse manual veremos como gerar o arquivo sintegra por dentro do sistema:

1.0 Acesso:

O arquivo sintegra irá capturar todas as informações de notas fiscais das operações de entradas e saídas do período informado ao gerar o arquivo. Para fazer o processo de exportação vamos até o menu: Manutenção >  Exportação para Contabilidade > Arquivo Sintegra. Segue exemplo:

 2.0 Geração do arquivo sintegra:

Ao seguir o caminho citado acima o sistema irá abrir a seguinte janela.

Nessa janela o operador deve informar primeiramente referente a qual período deseja gerar o arquivo. Exemplo abaixo:

Após informar a data deve ser informada a finalidade do arquivo, o sistema disponibiliza as opções:

1 – Normal: Arquivo padrão

2 – Retificação do Arquivo: Retificação do Arquivo será utilizada quando o operador precisar gerar e enviar para o fiscal um arquivo de um mesmo período já enviado anteriormente com a finalidade de substituição de dados.

Em seguida deve ser informado os registros que irão compor o arquivo, esses registros são orientados pelo contador quais devem ser marcados.

Registro 50: Este registro apresenta informações totalizadas das notas fiscais de entrada e saída e deve ser apresentado por contribuintes do ICMS.

Registro 51:Este registro apresenta informações totalizadas das notas fiscais de entrada e saída e deve ser apresentado por contribuintes do IPI.

Registro 53: Deve ser informado nos casos de substituição tributária por quem realizou Substituição e pelo substituto Tributário que realizou a antecipação.

Registro 54: Este registro é relativo aos itens das notas fiscais informadas nos registros tipo 50, devendo haver um registro para cada item presente nas notas fiscais informadas anteriormente. Devendo também ser utilizado para informar valores do frete, seguro e outras despesas acessórias que constem do corpo da nota fiscal.

Registro 60M: (Mestre) – Este registro contém informações de identificação do equipamento emissor de cupom fiscal do estabelecimento informante.

Registro 60A: (Analítico) – Este registro contém informações dos totalizadores parciais das máquinas ativas no dia. No final do dia é identificada cada Situação Tributária, de cada ECF.

Registro 60D: (Resumo Diário) – Este registro contém informações totalizadas por código da mercadoria, produto ou serviço registrado nos documentos fiscais emitidos no dia pelo ECF. Este registro é opcional, ficando sua adoção a critério das unidades da Federação.

Registro 60I: (Item) – Este registro contém informações a respeito de cada mercadoria, produto ou serviço constante do documento fiscal. Este registro é opcional, ficando sua adoção a critério das unidades da Federação.

Registro 60R: (Resumo Mensal) – Este registro contém informações acumuladas por mês a respeito de cada tipo de mercadoria, produto ou serviço processado nos ECFs do estabelecimento informante

Registro 61: Registro da Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2.

Registro 70: Este registro contém informações de totalização de documentos fiscais dos tomadores ou prestadores de serviços de transporte, relativas ao ICMS para os seguintes modelos:

Nota Fiscal de Serviço de Transporte;

Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas;

Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas;

Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas;

Conhecimento Aéreo.

Registro 74: Este registro contém informações sobre o inventário da empresa.

Deve ser informado duas vezes por ano, no arquivo referente ao último mês do exercício, repetindo os mesmos dados apresentados no arquivo do primeiro mês do exercício seguinte.

Registro 88: Este registro foi criado para a informação de documentos fiscais emitidos por equipamento Emissor de Cupom Fiscal concomitantes com a Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A. Se o cupom fiscal já foi informado no registro tipo 60-I não há necessidade de ser informado no registro tipo 88 “CF”.

Além dos registros desejados o operador pode informar a data do inventário, ou seja, a data do estoque pode ser diferente do período que está sendo gerado o arquivo.

Para concluir basta pressionar o botão OK, nesse momento o sistema informa o caminho que o arquivo foi salvo.

Deixe uma resposta